IPCA - IBGE

A+ A A-

IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo

Definição: 
Efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). É composto pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. 

Utilização: É o índice oficial para medir a inflação no país, também o parâmetro para verificar se a meta inflacionária está sendo cumprida. É utilizado para fornecer informações sobre a variação de preços praticados pelo mercado para o consumidor final. O índice é calculado tomando como base um grupo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, residentes nas maiores cidades brasileiras.
 

Fonte: IBGE

  • IPCA - E
  • Definição: Índice de preços ao consumidor amplo - série especial, a única diferença do IPCA é o período de coleta de dados que acontece entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês considerado.
     
    Utilização: Além de servir como mais um parâmetro de índice de preço, o IPCA-e foi criado para a correção da Ufir. 

    Fonte: IBGE

    • IPCA - 15
    • Definição: A única diferença em relação a definição do IPCA, é que o IPCA-15 é calculado entre o dia 15 de um mês até o dia 15 do mês subsequente.

      Utilização: Utilizado como um índice de preço e é considerado uma prévia à divulgação do IPCA.

      Fonte: IBGE

      Consulte aqui a atualização dos índices acima

      Voltar Imprimir