IPA - FGV

A+ A A-

IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo

Definição: Índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas, para obtenção de preços no atacado. Possui 2 modalidades, IPA-M e IPA-DI.
 

Utilização: Desde sua criação em 1947, o IPA, inicialmente batizado de Índice de Preços por Atacado e, a partir de abril de 2010, denominado Índice de Preços ao Produtor Amplo, registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.
 

Fonte: Portal IBRE - FGV 


Consulte aqui a atualização do IPA, IPA-M e IPA-DI*

*Para visualização do índice é necessário um cadastro prévio.

 

 

  • IPA-M
  • IPA-M (Índices de preços por atacado do mercado) é uma versão do IPA, sendo formado por 18 índices especiais. Estão organizados para medir a evolução de preços segundo o destino que se atribui aos bens componentes quer para consumo quer para produção. A amostra de produtos do IPA-M é composto por 481 mercadorias. Foi selecionado de um universo de produtos regularmente comercializados por atacado.
     

    • IPA-DI
    • IPA-DI (Índice de preços por atacado - disponibilidade interna) O IPA-DI é identificado como um índice de longa tradição e de aplicação intensa, tendo sido implantado em 1947. O propósito do Índice de Preços por Atacado - Disponibilidade Interna, é medir o ritmo evolutivo de preços praticados no nível de comercialização atacadista, nas transações interempresariais, quer dizer, nas operações de comercialização a grosso, que antecedem as vendas no varejo.
       

      Voltar Imprimir